07 agosto 2007

17 - Mandamentos na Rússia

Dia, tanto faz.

Estou de saída para o aeroporto e compilei os meus 10 mandamentos do viajante na Rússia. Espero que seja útil para os futuros desbravadores e, também, espero que sirvam para mostrar, a quem aqui vier, que a Rússia é muito mais do que imaginamos ou vemos de casa.

- Aprenderás algumas expressões, em Russo.
    Não é todo mundo, na Rússia, que fala inglês. Mas se falar algumas poucas expressões, em russo, aumentarás sua possibilidade de seres bem-vindo.

- Sorrirás ao alheio.
    Sua cara é seu cartão de visita. Um sorriso franco pode gerar a empatia necessária para iniciar qualquer bate-papo

- Andarás de óculos escuros, quando possível.
    É melhor para observar, sem chamar a atenção. Vale para tudo, inclusive para as belas russas que andam provocantemente soltas por essas ruas.

- Andarás com a fotocópia de seu passaporte.
    Infelizmente alguns policiais podem tentar molestar turistas. Ande com uma fotocópia de seu passaporte, onde se possa ver a foto e o visto.

- Estarás atento á teus bens pessoais.
    Essa é simples, não. Evite andar com muito dinheiro na carteira e tenha sempre uma quantia reserva na sinta turista (Aquela que anda debaixo da calça ou camisa).

- Esqueçerás tua dieta.
    Vir à Rússia e ter restrições alimentares é deixar uma parte da experiência desconhecida. Coma as delícias Russas, Ucrânianianas e Cáucasas, em geral.

- Tirarás muitas fotos e/ou filmarás muitas horas.
    Muitas e muitas. Não há como evitar.

- Beberás Vodka.
    Os Russos são famosos por muitas coisas e a Vodka é uma delas. Russos, bebem Vodka pura e em pequenos copos, como tequila, e podem cheirar um pão preto depois, de acordo com a tradição local.

- Jamais beberás dessa água.
    A não ser que seja fervida por, pelo menos, 10 minutos ou seja mineral. A bactéria Giardia Lamblia pode causar dolorosas cólicas estomacais, diarréia e gases. Os sintomas podem aparecer semanas depois do contato e o tratamento pode durar anos.

- Comprarás Matrioskas.
    Não são umas gracinhas aquelas bonequinas russas de madeira? Algumas pessoas são matriokas, também.


Até a próxima.

Da svidânia !

Um comentário:

Flavio Chan disse...

Deu vontade de ir pra Rússia!