05 agosto 2007

07-Diário Não-ficcional Rússia - Julho/07

Dia 6, a partida.

Acordei às 11 horas com o despertador tocando. Não estava bêbado e nem de ressaca. Acordei, fiz minhas malas, tomei um demorado banho, fiz check-out, almocei no hotel e esperei no lobby até ser apanhado por Pavla, a estagiária da República Tcheca. Enquanto esperava ouvi música. Ultimamente estou ouvindo muito à MPB. Gil, Caetano, Chico e os novos Baianos. Pergunto-me como não conheci Gil, antes, na fase Expresso 2222. A música Oriente é uma das melhores que já ouvi. Toda vez que ouço me arrepio.

Oriente

Se oriente, rapaz 
Pela constelação do Cruzeiro do Sul 
Se oriente, rapaz 
Pela constatação de que a aranha 
Vive do que tece 
Vê se não se esquece 
Pela simples razão de que tudo merece 
Consideração

Considere, rapaz 
A possibilidade de ir pro Japão 
Num cargueiro do Lloyd lavando o porão 
Pela curiosidade de ver 
Onde o sol se esconde 
Vê se compreende 
Pela simples razão de que tudo depende 
De determinação

Determine, rapaz 
Onde vai ser seu curso de pós-graduação 
Se oriente, rapaz 
Pela rotação da Terra em torno do Sol 
Sorridente, rapaz 
Pela continuidade do sonho de Adão

Porém a frase que mais gosto esta na música Back in Bahia, também, da mesma fase: Hoje eu me sinto como se ter ido fosse necessário para voltar. Tanto mais vivo de vida mais vivida, dividida pra lá e pra cá.

Pavlá chegou mais cedo e fomos para a estação de trem. Tomamos um café e ficamos batendo papo por quase 2 horas enquanto esperávamos o restante do grupo. Vou participar do 1. Summer Camp. Durará uma semana e o objetivo é mostrar á jovens, filhos de gráficos, entre 13 e 16 anos o que seus pais fazem no trabalho. É um investimento que terá resultados á longo prazo e é uma ótima experiência para mim. Pegamos o trem, eu, três funcionários e mais nove jovens. Logo no trem percebi que, talvez, teremos problemas com dois garotos. Não dei muita bola. O trem é muito confortável, a passagem custa em torno de US$ 70,00, mas que valem a pena, se você considerar que são 6 horas de viagem. A vista é única, pois existem muitas vilas russas pelo caminho. Não consigo descrever e não tirei fotos. Chegamos a São Petersburgo e um ônibus fretado nos levaria até um seminário católico, que passaríamos a primeira noite. Infelizmente não havia vagas no hotel que será realizado o Summer Camp. Tudo bem! Chegamos, nos acomodamos e fomos tomar um chá com sanduíche, antes de dormirmos. Propositalmente sentei do lado dos dois garotos. Eles não querem conversar comigo e não falam inglês. Eles se conhecem e nem precisam falar para se entenderem. Pavla teve um pequeno desentendimento, mas devagar chegaremos lá. Para eles, eu não entendo o que passa, mas acho que em pouco tempo quebrarei essa atitude rebelde adolescente, dos dois. Ainda temos uma semana pela frente.

Já é tarde, vou dormir.

Paká




Nenhum comentário: