05 agosto 2007

09-Diário Não-ficcional Rússia - Julho/07

Dia 8, SuperStar.

Como sempre, acordar não fácil. Depois de uma boa caneca de cerveja e das muitas atividades do dia anterior, eu estava quebrado. Acordei tomei um bom e não muito demorado banho com aqueles malditos chuveirinhos europeus. Ah!

Hoje seria um dia diferente. Hoje iríamos visitar uma gráfica russa. Entrei, no ônibus, distribuindo "Bom Dias" e sorrisos e logo reparei que algumas adolescentes haviam "reservado" um lugar para mim. Passei por elas e sentei-me no último banco, aquele central e agora teria quatro acentos livres (dois de cada lado). Vi que elas olhavam para mim com uma cara de "Ah... você deveria ter sentado aqui" e, independente disso, ás convidei para se sentarem ao meu lado. Elas se entre olharam e correram para o fundo do ônibus, comigo. Por sorte, sobrou um lugar, que seria logo ocupado por justamente quem me interessara no dia anterior. Não sei se realmente me importo com o que pensam sobre o parágrafo acima, mas digo isso: Alguém aí lembra quando eram mais jovens e aquele primo (a) mais velho (a) vinha em casa e ele (a) era a pessoa mais "cool" do recinto? A pessoa que estava rindo e brincando com a gente. É na idade que nossos pais já não olham mais quando gritamos "Paaaaiêêêê... Manhêêê, olha o que eu sei fazer", mas a única pessoa que olhava é o tal primo(a). É aquele ele entre o mundo adulto divertido e uma despreocupação infantil. Eu, aqui, sou o primo brasileiro, que não fala russo e que desperta curiosidade. Agora eu entendo como meu tio, que infelizmente faleceu há alguns meses, ou como outro amigo da família se sentiam.

Tatyana, ou Tânya, sentou no acento livre. Trazia aquele sorriso infantil, aqueles cabelos castanhos claros e aqueles grandes olhos azuis, que é típico das mulheres russas. Sentou olhou em volta e retribuiu meu sorriso. O sorriso dela foi lindo, mas o meu era de um babão que não sabia muito bem o que dizer. A viagem seria longa, pelo menos uma hora e meia e não demorou em conversamos sobre gostos em comum e etc. Tânya tem 23 anos e acabou de se formar em psicologia, o que eleva meu grau de interesse, ou receio (Acho que psicólogos são meio loucos). Ela, como eu, adora viajar. Já foi para China, Japão, Mongólia, Nepal e acredita que a próxima viagem será para o Brasil e depois para o Peru (Meio hippie, não?). Lá pelas tantas descobri que ela odeia as duas coisas que devem, sempre, ser odiadas: Relógios de pulso e guarda-chuvas. A comunicação, em inglês, é precária, mas nem me importo. Seguimos conversando até chegarmos à gráfica.

O treinamento, hoje, foi pesado e mais formal. As "crianças" aprenderam o que é um Business Plan e eu, que já não entendia, absolutamente, nada e agora é, ainda, pior. Tirei algumas fotos do passeio pela gráfica e como eles se divertiram em ver como uma guilhotina trabalha. Mal sabem eles que amanhã verão tudo em funcionamento e com suas fotos. Fomos almoçar em um restaurante que fica, a mais ou menos, uns 15 minutos, a pé, daqui. Estamos em uma pequena cidade próxima a São Petersburgo e aqui a beleza esta nas antigas construções castigadas pelo tempo. A impressão que tenho é que as casas foram construídas e deixadas à ação do tempo. Caminhamos por calçadas sem cimento até chegarmos à zona comercial da cidade. Andávamos em pequenos grupos, ora falando em inglês e ora em alemão. O restaurante era pequeno e romântico demais para a fome e ansiedade adolescente. Sentei-me na mesa com meu novo melhor amigo, Danich (Danila), Irina (Funcionária russa). Danich descobriu meu gosto por Beatles e muitas vezes olha para mim e começa cantar alguma música deles na esperança que eu cante junto. Até agora, sempre, com sucesso. Percebi que é muito comum tomar uma sopa antes das refeições e chá durante e depois. Já tomei várias sopas, mas a campeã, até agora é a de Borscha, que tomei no primeiro dia. Os garotos querem falar inglês, mas nem sempre consegue ou tem coragem. Voltávamos do almoço quando uma menina, timidamente, chegou a mim e disse que queria falar inglês, para praticar, mas que tem vergonha. Voltamos conversando sobre Harry Potter, Senhor dos Anéis, Timbaland e alguns de seus Hobbys, como ler filosofia, tocar piano e escrever poemas. Poxa, vida, e ela só têm 14 anos.

Voltamos para o cliente e mais algumas palestras foram feitas, enquanto eu passeava entre minhas fotos. Não demorou muito até que voltássemos para o Hotel, onde os garotos continuaram a discussão sobre o Business Plan para a empresa criada. Foi tudo em russo e não pude contribuir muito e o segundo lugar obtido foi resultado de um trabalho em equipe fantástico. Até quem era quietão, no grupo, estava trabalhando ativamente. Uma beleza. Comemoramos o segundo lugar como se fosse o primeiro. Quando voltamos para o quarto e compartilhamos nossos pensamentos do dia, era impossível não notar aquela alegria toda no quarto. Eles riam, se olhavam, falavam e riam novamente. Estavam desapontados pela colocação no dia anterior, mas estávamos, agora, no caminho certo. Fiquei muito feliz de eles gostarem de minha presença no grupo. Segundo eles: "É muito bom ter um brasileiro no grupo" ou "Quero ir para o Brasil, porque sei que os brasileiros têm censo de humor". Sim, queridos, humor até demais e nossos políticos também.

Quem vier a São Petersburgo nunca se deve esquecer de trazer uma simples coisa: Repelente. A noite anterior foi um perrengue só. Saímos (Instrutores), compramos repelente, café da manhã, cerveja e etc. Voltamos para o hotel e entre discussões sobre o dia, escolhemos algumas fotos para colocarmos no calendário 2008 sobre o evento. Quando voltei para meu quarto reparei alguns post-its na porta. Alguns dos jovens colocaram mensagens de boa noite nas portas dos instrutores. Parece-me que a Rússia e Brasil não são tão distantes assim.

Mais uma noite que dormirei muito pouco.

Paká






3 comentários:

Julia Cotrim disse...

Até que você está se saindo bem com os adolescentes!!

Joao Costa disse...

Acho que é porque eu penso como um.

E usted também esta se saindo bem com os pequenos, por aí, hein?

O que faremos nos nossos 3 dias pós abipa?

Mirko Fröhlich disse...

Uma ta saindo bem com os pequenos outro se saindo bem com os adolescentes... hmmm
e oq farao 3 dias despois de uma balda boa ???

Fazem oq vcs dois tao se saindo bem com.... CRIANCAS ! ! ! !