06 agosto 2007

15-Diário Não-ficcional Rússia - Julho/07

Dia 14, "Here, there and everywhere"

Ahhhhh! Como é bom acordar a hora que se quer, não? Acordei tarde e enrolei mais um pouco na cama.

Tive um sonho estranho, que bem que poderia ser verdade. Saí do Brasil bem no meio dessa crise aérea toda. Bem, a crise aérea começou no ano passado, depois do acidente com o avião da Gol, e continua até agora, com o acidente da TAM. Li na internet que nosso excelentíssimo presidente, Lula, trocou o ministro, trocou a estilista, fez mais uma cara de que não sabia de nada e nada mudou. Acho que meu sonho veio bem a calhar. Sonhei que o Lula havia sofrido um acidente de avião. O Air Force One Brasileiro caiu em São Paulo e só o Lula sobreviveu. Sobreviveu, mas ficou malzão. A Marta, que já relaxou e gozou, foi umas das poucas pessoas que pode entrar no quarto em que nosso presidente estava recebendo o melhor tratamento que o nosso dinheiro pode comprar e forneceu algumas fotos para a imprensa tupiniquim. As fotos não eram da melhor qualidade. A cor, iluminação e enquadramento não eram lá grande coisa, mas o povo brasileiro podia ver o nosso pobre presidente acordado e sorrindo, mesmo que estivesse sem barba, com algumas costelas quebradas, rosto um tanto quanto inchado e algumas cicatrizes, para levar pela vida. Será que o presidente ter sobrevivido, no meu sonho, é uma vitória da democracia?

São Petersburgo, vamos lá.

Saí andando e tentei encontrar algum ponto de referência para voltar para o Hotel, mais tarde. Sem problemas. Meu objetivo era conhecer a Hermitage. A Hermitage fica no antigo palácio de inverno dos czares russos e agora é um grande museu. Dizem que se um decidir olhar por um minuto todas as esculturas e pinturas, que lá estão, levaria doze anos para ver tudo. Eu não tenho tanto tempo. Depois de rodar um pouco em volta do prédio, achei a entrada para turistas solos. Essa entrada fica em uma praça com um obelisco (não sei o nome). Havia comentado anteriormente, que estrangeiros pagam até três vezes mais caro em passeios, museus e etc., porém, para minha sorte, estudantes pagam bem menos. Apresentei minha carteira mundial de estudante, original, adquirida na Pizza Hut, e paguei 1/4 do valor. Bem melhor que 1/2. Outro dia, aí no Brasil, fui ao cinema e fui informado que minha carteirinha de estudante-jovempan-pizza-hut não seria aceita. Não entendi por que.

Entrei com minha câmera e tirei muitas fotos. Existem obras do mundo inteiro por aqui. Como, também, já disse. Não manjo muito de arte, mas sei reconhecer um Rembrandt ou um Picasso e isso vi por aqui. Devo ter ficado umas três horas passeando por todos os corredores possíveis e mesmo assim sei que não vi nem a metade de todas as obras expostas. Quem vier a São Petersburgo, sugiro que venha com um bom tempo e com a barriga cheia para a Hermitage.

Saí de lá e fui comer um Donner Kebab (churrasquinho grego turco). Outro dia um adolescente russo me perguntou qual era a minha comida predileta no Brasil. Sem nem parar para pensar, respondi: Japonesa.

Subi a torre da Catedral de São Isaac e olhei a cidade toda lá de cima. Não estava no clima de pensar na vida e cansado voltei para o hotel. No hotel, verificando minhas coisas, descobri (relembrei) que volto para o Brasil no dia 15 de agosto e não no dia 12 de agosto. Que tristeza, agora terei que gastar mais uns dias na Europa. Droga!

Revisei meus textos, conectei á internet (conexão discada) e fiz o upload de alguns. Alguém aí, ainda, se conecta á internet por conexão discada? Talvez não se lembrem, mas é lento. Leeeeeennnnnntttoooooooo.... Recebi um e-mail de um amigo alemão, que mora na Suíça, (globalização é uma coisa, não?) e ele me disse que o metro/trem estará em greve na Alemanha na próxima quarta-feira. Não entendi e comecei a rir. O que? Greve na Alemanha? O que esse povo quer mais? Eles já têm cerveja, loiras e Donner Kebab e ainda fazem greve? Esse mundo não é mais o mesmo.

Custava a dormir e só consegui pegar no sono ouvindo Beatles. "To lead a better life I need my love to be here..."

Paká



2 comentários:

Julia Cotrim disse...

É, mas não se esqueça que greve com data pra começar e terminar é privilégio de país chique!

Julia Cotrim disse...

O Kebab invadiu a europa... em todos os lugares que vc vai, ele está lá - às vezes se esconde atrás do nome de Pita, mas é a mesma coisa.
Outro dia fui à praia aqui e tinha uma banda de moderinhos tocando. O nome na plaquinha ao lado deles era interessante: "Kebab Happens". (Tentei achar no google, mas ão achei nada... a banda até que era interessante.)