25 novembro 2008

O Menor Livro do Mundo

Prólogo

     Talvez esse não seja o menor livro do mundo. Não por não acreditar nisso, mas por me faltar a leitura de todos os livros do mundo. Há, dizem por aí, livros menores do que este, tanto em extensão, como em qualidade, mas por juízo, consideração ou receio, me furtarei de tecer qualquer comentário.
    Todo livro começa pelo começo, ora pois, cria sua fundação, chega ao clímax e dá seu desfecho, isso segundo as normas e bons costumes, porém sinto lhe informar que este livro não atingirá o clímax nas próximas linhas, mas o antigirá, certamente, em algum lugar do futuro.
     Convenhamos, estas linhas não são de um livro, mas de uma carta. Uma carta que contará novidades, pedirá conselho e ajuda. Não cabe a este, que vos escreve, faltar com a verdade: jamais. Porém, comecemos pelo princípio.
     Cumprimentos
     Olá, tudo bom?
    Creio que faz um tempo que não conversamos, mas sabemos que isto não importa entre nós. Ao menos eu acredito, nessa, e considero essa possibilidade. Como anda a vida? Torço para que os estudos estejam fluindo, o trabalho lhe sorrindo e o teu par por lhe convir (Não escrevo "lhe convir" por deboche, mas por não encontrar outro termo).
    Aqui, ando bem. Pensou que a distância romperia nossa conexão? Errou. Lhe escrevo para contar, como informei no prólogo, uma novidade e para pedir conselho e sua ajuda.

A Novidade

    Pedi demissão. Sim, sim, finalmente. Sei exatamente o que você deve estar pensando, mas sei que tomei a decisão certa. Estou morando em um país de primeira, devido ao emprego que aqui tenho (tinha), mas é chegada a hora de dar outra direção a minha vida, pois os anos avançam e, infelizmente, sinto que as infinitas possibilidades, aos poucos, ganham características finitas. É hora de domar essa besta, que chamam de vida, pelos chifres.
    Trabalharei até alguns dias antes do natal, cumprindo o aviso prévio, no dia seguinte  embarco para minha viagem ao sudeste Asiático (Vietnam, Cambódia e Tailândia), e retorno para este país poucos dias depois do novo ano. Devo ficar por aqui alguns dias e depois retorno ao Brasil. Ano Novo, vida nova. Não é este o lema?

O Conselho
     Sei que você é moça sabida e pode me ajudar. Já trabalhou em vários lugares e conhece muita gente. Já conversamos sobre isto, mas vou relembrá-la das minhas cinco profissões dos sonhos, sendo, por ordem de importância: 1) Compositor de canções hare-krishna; 2) Mestre Jedi; 3) Caixeiro viajante (do tipo que não se transforma em barata); 4) Correspondente Internacional; e 5) Diplomata.
     No próximo ano pretendo construir as fundações para as profissões 4 e 5 (Corresponde internacional e Diplomata). Não creio que tais profissões sejam opostas e creio que você também não.
     A profissão de diplomata é muito nobre e muito me interessa. Sei que tal profissão atrai muitos e poucos passam pela peneira do órgão brasileiro responsável pela instrução de nossos diplomatas. Sei que não é uma tarefa fácil, mas este é um plano para dois anos. Inicialmente, pensei em investir o próximo ano entre estudos, mas para quem trabalhou pelos últimos 10 anos, isso ainda me parece improvável. Preciso sair de casa, preciso interagir, preciso aprender. Por isso desenterrei a possibilidade de investir na pós-graduação em jornalismo, durante o próximo ano e encontrar algum estágio que permita que eu trabalhe, na área, e que me sobre tempo para estudar para o concurso de admissão a carreira diplomática. Ainda não tenho certeza se este é o caminho certo. E alguém ter certeza ? Ainda não sei se conseguirei apenas estudar, pois preciso, como todos (até os hare-krishna) do vil metal.
     O que você acha dessa possibilidade?

A Ajuda

     Como abri o capítulo anterior, sei que você já trabalhou em vários lugares e conhece muita gente. Inclusive trabalhastes naquela agência de notícias internacional e é aí que quero chegar. Será eles empregariam, como estágio, quiçá algo mais, um jovem, que passou dos vinte há poucos dias, formado em relações internacionais (um internacionalista), que, em breve, ingressará, ou não, (Caetano e Gil se orgulhariam de mim, ou não) em uma pós em jornalismo?
     Olha que beleza, na represa, ter as duas formações. Aquele apresentador do jornal noturno daquela grande emissora fez o caminho contrário e até foi capa de revista. Ele é formado em Jornalismo e fez pós em Relações Internacionais. 
     Poderia me passar o contato de alguém na agência de notícias, ou até, caso prefira, indagar alguém sobre este assunto ?

O Desfecho

     O desfecho está em construção.

A despedida

     E é assim. Espero que esteja tudo bem. Beijos e até mais. João.

 

Nenhum comentário: